sábado, 7 de maio de 2011

Woody Allen adora Machado de Assis

Woody Allen conheceu Machado de Assis após ter sua consagração como cineasta, diz ele que recebeu o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas de um desconhecido, e leu apenas porque não era um livro muito grande. Este livro tornou-se um de seus 5 livros favoritos.
Já posso dizer que eu e Woody Allen temos algo em comum :-)
A matéria foi publicada no jornal britânico The Guardian no dia 06 de maio de 2011, com o título de:

Woody Allen's top five books.

Realmente podemos considerar essa matéria uma grande divulgação, não apenas de Machado de Assis, mas da literatura brasileira, afinal de contas, se o grande Woody Allen demonstra não ter o nojento preconceito social e cultural contra nós latinos, quem sabe o pessoal do "primeiro mundo" reveja seus conceitos sobre a nossa cultura. Esperançosa vontade nossa a de fazer com que o mundo entenda que já nasceu no Rio de Janeiro outra coisa além do carnaval...
Segue um trecho traduzido da entrevista "Mas fiquei chocado com como ele era charmoso e divertido. Não acreditava que ele tivesse vivido numa época tão distante. Você pensaria que foi escrito ontem. É tão moderno e prazeroso. É uma obra muito, muito original. O livro me despertou alguma coisa. Era um assunto de que eu gostava e que foi tratado com muita inteligência, uma originalidade tremenda e nenhum sentimentalismo"

Abraços Britanicamente Machadianos!

Veja a reportagem original:
http://www.guardian.co.uk/books/2011/may/06/woody-allen-top-five-books?INTCMP=SRCH

Um comentário:

  1. O engraçado é que os filmes do Woody também são muito parecidos com o realismo machadiano

    ResponderExcluir