quinta-feira, 3 de março de 2011

A crítica teatral de Machado de Assis


Saudações!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
É com muito orgulho, expressado na grande quantidade de exclamações na saudação, que apresento agora minha primeira publicação. Este artigo foi o resultado, ou os restos intelectuais de minha monografia. (se não sabem ainda, licenciei-me em Letras em 2010).
Agradecimentos especiais para meu professor orientador Flavio Felicio Botton, e para minha família e colegas de classe. A paciência de todos foi fundamental no resultado de minha dedicação.
A revista Todas as Musas é publicada semestralmente, aonde os Editores Flavio Felício Botton e Fernanda Verdasca Botton organizam textos sobre as mais diferentes manifestações artísticas, apresentando-os a um seleto e experiente conselho editorial ;-)
Resumo do artigo:
“O presente trabalho propõe a análise da crítica teatral de Machado de Assis como relevante estudo na compreensão de qual seria o modelo de teatro para Machado de Assis no processo de construção de sua reputação intelectual, reconhecida ainda em sua juventude.”
Alguns trechos:
“Em 1854, o centro do Rio de Janeiro começa a ser iluminado a gás e a vida noturna engatinha ao desenvolvimento urbanista enquanto o segundo reinado, de D. Pedro II, seguia à frente na consolidação do Brasil como país independente (...)”
“Em 1856, aos dezessete anos, ele começa a tatear uma maneira de divulgar suas opiniões, e, no mesmo ano, assina seus três primeiros artigos críticos na Marmota Fluminense. O primeiro deles foi intitulado “Ideias Vagas”. (...)”
“A politização dos textos de Machado deixa aparente a empolgação do jovem poeta ao perceber a capacidade do teatro como a mais eficiente das artes na formação de uma sociedade. E essa capacitação só seria efetivamente praticada a partir do incentivo governamental.”

Abraços machadianos!

Revista Todas as Musas
Artigo: A crítica teatral de Machado de Assis
Lattes de Flavio Botton:

Um comentário:

  1. Olá Gustavo, vim conhecer seu blog e me deparei com um leque de inspirações e boas construções...gostei muito! Te achei no site "O livreiro" :)

    ResponderExcluir