sexta-feira, 5 de junho de 2009

Literatura Brasileira

Literatura Brasileira

.
O primeiro documento que pode ser chamado de Literatura Brasileira é a carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei Manuel I de Portugal, em que o Brasil é descrito, em 1500. Nos próximos dois séculos, a literatura brasileira ficou resumida a descrições de viajantes e a textos religiosos. O neoclassicismo se expandiu no século XVIII na região das Minas Gerais.
Aproximadamente em 1836, o Romantismo afetou a Literatura Brasileira e nesse período, pela primeira vez, a literatura nacional tomou formas próprias, adquirindo características diferentes da literatura européia. O Romantismo brasileiro (possuindo uma temática indianista), teve como seu maior nome José de Alencar e exaltava as belezas naturais do Brasil e os indígenas brasileiros.
Após o Romantismo, o Realismo expandiu-se no país, principalmente pelas obras de Machado de Assis (fundador da Academia Brasileira de Letras). Entre 1895 e 1922, não houve estilos literários uniformes no Brasil, seguindo uma inércia mundial. A semana da Arte de 1922 abriu novos caminhos para a literatura do país. Surgiram nomes como Oswald de Andrade e Jorge Amado. O século XX também assistiu ao surgimento de nomes como Guimarães Rosa e Clarice Lispector, os chamados "romancistas instrumentalistas", elencados entre os maiores escritores brasileiros de todos os tempos.

Wikipedia.org

.
1500 - Quinhentismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quinhentismo
.
1601 - Barroco
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_Barroca_no_Brasil
.
1768 - Arcadismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arcadismo_no_Brasil
.
1836 - Romantismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo_no_Brasil
.
1881 - Realismo, Naturalismo, Parnasianismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_do_naturalismo
.
1893 - Simbolismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Simbolismo#Literatura_do_simbolismo
.
1902 - Pré-Modernismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9-Modernismo
.
1922 - Modernismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Modernismo_no_Brasil

.

Indicação de livro:

COUTINHO, Afranio. Introdução à Literatura no Brasil

Livraruia Cultura

Sebos

Nenhum comentário:

Postar um comentário